domingo, 9 de novembro de 2008

Volkswagen Passat

Baseado no Audi 80 (fabricante que na época já fazia parte da VW) a Volkswagen alemã lançou em 1973 o primeiro VW Passat, sua carroceria foi desenhada pelo italiano Giorgetto Giugiaro - designer de automóveis.

Inicialmente o Passat foi lançado na versão duas portas, que era identificada através dos faróis retangulares e na versão quatro portas, reconhecida por seus faróis arredondados.

O Passat foi é ainda é um carro de grande sucesso. Foi produzido no Brasil entre os anos de 1974 e 1988, ano em que Saiu de Linha no Brasil.

O Volkswagen Passat voltou a ser produzido no Brasil em 1993, já em sua quarta geração.

A seguir vamos destacar as principais versões do Passat.

Vamos destacar suas principais versões

Ao longo de sua existência, o VW Passat passou por diversas reestilizações durante suas várias gerações. A seguir iremos destacar as principais versões do Passat no Brasil e suas reestilizações mais significativas.

No Brasil o primeiro Passat foi lançado em 1973 (modelo 74), e era um carro praticamente idêntico ao Audi 80 que era comercializado na Europa naquela época. A principal diferença era percebida na grade frontal, que fora desenhada por Giorgetto Giugiaro.


Audi 80, carro que originou o Passat brasileiroAudi 80, carro que originou o Passat brasileiro



Frente do Passat 1974Frente do Passat Modelo 1974

Traseira do Passat 1974Traseira do Passat Modelo 1974


Inicialmente o Passat foi lançado no Brasil com o motor OHC de 4 cilindros em linhas longitudinais, na versão 1.5 litros com potência de 75 cv e movido a gasolina. Esse mesmo motor também era utilizado pelo Audi 80.

A suspensão dianteira do Passat brasileiro era do tipo McPherson com um esquema eixo rígido/molas na traseira. Lembrando que o Passat foi um dos primeiros carros brasileiro a utilizar correia dentada.

Em 1975, o moto OHC teve sua capacidade aumentada para 1.6 litros, no entanto, sua potência caiu para 70 cv.

Passat 1975 com 4 (Quatro) Portas

Ainda no ano de 1975, a linha Volkswagen Passat ganhou sua versão de quatro portas, que possuía o mesmo comprimento da versão anterior (4,18 m) acrescido de pequenas janelas nas colunas traseiras.

Passat 1975 Quatro portas com motor AP 1600

Passat 1975 Quatro portas com motor AP 1600

Em 1976 passou a utilizar a ignição Bosch, o que aumentou a sua potência para 78 cv.

Passat TS (Touring Sport)

O ano de 1976 também ficou marcado pelo lançamento da versão TS (Touring Sport) que era a versão esportiva do Passat. O Passat TS possuía faixas pretas laterais para dar um aspecto mais esportivo no automóvel e era equipado com um motor de 1.6 litros que atingia 80 cv de potência, carburador duplo Solex de procedência alemã e quatro faróis frontais.

Frente do Passat TS 1976

Traseira do Passat TS 1976

Interiormente o Passat TS era equipado com um volante esportivo, relógio, manômetro de óleo, voltímetro e conta-giros no painel. Esse carro obteve muito sucesso, sendo muito popular entre os jovens da época.

No ano de 1977 o Passat passou por uma reestilização, passando a utilizar faróis duplos, melhoras no seu interior e tendo suas setas realocadas. Esse modelo vendeu bastante no Brasil e teve muitas unidades exportadas para o Iraque, onde até hoje se encontram muitos exemplares ainda rodando. Outro país que também recebeu exemplares foi a Nigéria.

Frente de um Passat LS 1977, Quatro Portas

Frente de um Passat LS 1977, Quatro Portas


Passat LSE (Luxo Super Executivo) e Passat Surf

Em 1978 o Passat recebeu duas novas versões, o Passat LSE (Luxo Super Executivo) e o Passat Surf.

O Passat LSE era um carro de muito luxo e por um longo tempo foi um dos carros mais luxuosos da Volkswagen. Esse carro era equipado com Ar-Condicionado, apoio de braço no banco traseiro e o mesmo console do TS. Na sua parte frontal, quatro faróis provinientes também do Passat TS. O LSE também era equipado com o mesmo motor 1.6 do TS.

Traseira/Lateral de um Passat LSE 1979, Duas PortasTraseira/Lateral de um Passat LSE 1979, Duas Portas

Frente/Lateral de um Passat LSE 1979, Duas PortasFrente/Lateral de um Passat LSE 1979, Duas Portas

O Passat Surf era uma versão simplificada e popular do Passat. Era Equipado com um motor 1.5, para-choques, espelho lateral, maçanetas e frisos pretos. O Passat Surf possuía para-brisas esverdiados e bancos com encosto alto. Por ser uma versão mais popular o Passat Surf possuía um painel simplificado. Suas rodas eram na cor cinza-grafite e seus bancos tinham texturas mais coloridas (preto, azul e vermelho) que as demais versões.

Frente de um Passat Surf 1978, Duas PortasFrente de um Passat Surf 1978, Duas Portas

Folder/Propaganda do Passat SurfFolder/Propaganda do Passat Surf

A segunda geração do Passat é considerada a partir do ano de 1981, (Modelo 1982) nesse ano o Volkswagen Passat foi reestilizado e recebeu grandes mudanças.

O Passat teve seu eixo traseiro aumentado e foi lançado no mercado brasileiro com o nome "Quantum (SW)" . Em outros mercados como o do México, entre os anos de 1985 e 1988 o Passat era chamado de Corsar. Na america do norte o Passat também era chamado de Quantum.

Em 1983 o Passat teve sua frente remodelada. As setas foram mais uma vez para os pára-choques e recebeu quatro fárois quadrados. Nesse ano o Passat passou a utilizar o motor 1.6 como única opção.

Passat GTS (Gran Touring Sport) e Passat GLS (Gran Luxo Super)

Ainda em 1983, o Passat TS foi aposentado e em seu lugar a Volkswagen lançou o Passat GTS (Gran Touring Sport). A linha Passat também passou a contar com o Passat GLS (Gran Luxo super) que ficou apenas por algum tempo no mercado.

Passat GTS 1983Passat GTS 1983

Passat Special, LS Village, LSE Paddock e GTS Pointer

Em 1984, a linha Passat teve seus nomes rebatizados, passando a se chamar GTS Pointer, LSE Paddock, Special e LS Village. O Passat GTS Pointer contava com um motor de 1.8 passando a ser o esportivo mais desejado do Brasil, pegando carona na fama já conquistada pelo Passat TS.

Passat GTS Pointer 1.8 1984Passat GTS Pointer 1.8 1984

Algumas mudanças foram realizadas em 1985, nesse ano, o Passat recebeu pára-choques envolventes e lanternas mais modernas. Em seu interior, recebeu um novo painel e seu câmbio passou a ter cinco marchas. Nesse mesmo ano as versões de 3 portas e LSE Paddock foram tiradas de linha.

No ano de 1986 passaram a ser utilizados os motores AP-600 e AP-800S, substituíndo os motores MD-270 e AP-800 respectivamente.

Ainda no mesmo ano, algumas versões LSE destinadas ao Iraque e não consumidas por esse país, foram oferecidas no mercado Brasileiro. Essas versões tinham preferências Iraquianas, como por exemplo, o estofamento na cor vermelha e quatro portas (ainda não era muito popular no Brasil, nessa época), apesar desses fatores, o carro foi muito bem aceito no Brasil. Esse carro era muito confortável, possuindo ar condicionado de série e bancos Recaro. Esse carro possuía ainda radiador de cobre e quatro ganchos de reboque, a fim de atender as necessidades dos desertos Iraquianos. Foi vendido no mercado brasileiro até 1987.

Lateral do Passat Iraquiano 1987

Lateral do Passat Iraquiano 1987


Traseira do Passat Iraquiano 1987Traseira do Passat Iraquiano 1987

Frente do Passat Iraquiano 1987Frente do Passat Iraquiano 1987


Interior do Passat Iraquiano 1987

Interior do Passat Iraquiano 1987

Motor do Passat Iraquiano 1987

Motor do Passat Iraquiano 1987

O Passat poderia ter saído de linha em 1985, no entando, devido as exportações para o Iraque isso não aconteceu.

O Passat Saiu de Linha no dia 02 de dezembro de 1988 (algumas poucas unidades ainda foram produziadas em 1989), deixando saudades e marcando uma era. Podemos afimar com toda certeza, que o Passat foi um grande carro e que possui muitos fãs pelo Brasil a fora.

Pelo mundo a fora, outras gerações do Passat foram produzidas e o Passat ainda continua sendo fabricado.

Curiosidades

O Passat foi produzido durante 14 anos e 897.829 unidades foram produzidas, contando com as unidades exportadas. No Brasil, 676.819 unidades foram produzidas.

A Seguir assista alguns comerciais antigos do Volkswagen Passat.































Preços

Fizemos uma pesquisa nos valores atuais de comercialização do Passat e encontramos carros variando entre R$ 2.000,00 (necessitando de reparos) a R$ 22.000,00 um Passat Pointer 1987 Aspirado em um ótimo estado de conservação.

Você que tem um Passat ou é um admirador deste carro, deixe seu comentário e fale sobre sua experiência com este incrível carro que Saiu de Linha, mas deixou saudades.

42 comentários:

marcelo disse...

Tive um PASSAT GLS 1.8 1983 - o carro tb interaço. Gostei muito do carro!!!

Bino disse...

Ola amigo!!! consegue colocar para nós informações do Passat GTI ???

Equipe Saiu de Linha disse...

Olá Bino,

Estamos enfrentando alguns problemas com o site, mas em breve estaremos publicando o restante da matéria sobre o Passat, incluíndo os modelos restantes.

Atenciosamente,

Equipe Saiu de Linha

Andre disse...

tenho um passat LS quatro portas mas não consigo encontra nada sobre a historia dele, sera q vcs poderiam encontrar pra mim.
desde já meu muito obrigado.

Anônimo disse...

eai pessoal blz?? eu estou com o meu terceiro passat o meu primeiro foi um 86 o vilage o segundo um 79 e o terceiro q é o meu chodo é um 75 ls minha reliquia esta em fase de restauração espero estar deixando ele pronto até fevereiro,agradesso a vcs criadores desse site , q ajudam amanter viva a história desse belo carro pois os verdadeiros carros são os antigos ................
mais um apaixonado por passats....

Anônimo disse...

Tenho um passat 75 faz 2 anos, comprei e restaurei ele todo, interna e externa. Agora esta com aparencia de original, mas a mecanica é de santana 2.0 turbo. é um carro antigo mas com folego de menino. Adoro PASSAT...P mim é o carro!!!

tocha disse...

Bah galera, fiquei contente em ver foto do meu Passat GTS 1983 nesta matéria. Se alguém quer ver umas fotos mais atuais dele pode acessar o site http://www.nitro7.net/mostra_carrodomes_materia.php?idcarrodomes=3 Vlaeu

Anônimo disse...

Muito legal, já possui 04 Passat's, LS 75, câmbio alto, 02 TS's 1977 e 1979, verde musgo e marrom respect. e 01 GTS 1983 Preto, o TS 1979 foi o melhor, "dava um banho"..., a reportagem tem erros de informação. os Passat's 73,74,75,76 e 77 tinham 02 faróis redondos, os TS desses anos tinham um par em cada lado redondos e menores, a partir de 1980 vieram os faróis grandes quadrados inclusive nos TS's, somente apartir de 1983 é que vieram os pares quadrados e pequenos, nunca houve Passat com "eixos maiores...??" e muito menos com o nome de "Quantun SW"... e segunda "geração" veio foi em 1978, com mudanças nos faróis, parachoques mostradores do painel, forros de porta e nos bancos.A informação que em 1975 o motor passou p/ 1.6L e a potência caiu p/ 70 Hp's tbém não corresponde a realidade, o 1.6 só veio em 1976 com o TS (primeiro ano deste).O Passat LS 1977 amarelo 4 portas da foto está com a frente adaptada do TS ou LSE, não existiu LS com quatro faróis, a foto do LSE 1979 Bege 03 portas está errada, não existiu LSE 02, muito menos 03 portas como o da foto... . Em 1981/82 os TS vieram com motor 1.5 a alcoól, somente em 1983, após muita reclamação dos compradores é que voltou o 1.6 MD (motor torque ou "bielão") a gasolina, os Passat "Iraquianos" vieram com o motor 1.5L e com diferencial alongado, por causa da topografia das estradas no Oriente Médio, dirija um "Iraquiano" e você vai notar a "falta de ânimo" do carro..., em compensação é econômico e silencioso, somente no último ano de produção é que voltou o 1.6. Vale tbém informar que os primeiros anos 73,74,75 e 76 traziam uma alavanca de câmbio com um anel plástico que ao se desgatar prematuramente fazia comque o motorista inadivertidamente engrenasse a ré ao invés da primeira marcha, causando assim vários acidentes... e tbém havia o problema das marchas "desengatarem" sozinhas..., por isso em 1977 veio a "nova caixa", cambio curto muito melhor que a anterior e os primeiros Passat's sofreram forte desvalorização por conta disso na época. Essas são pequenas contribuições ao site de quem viveu aquela fantástica decada de 70/80 quando o Passat impunha muito respeito nas ruas e estradas do nosso Brasil.Parabéns pela iniciativa, o Passat certamente merece essa homenagem. Adhemar8 .

Rodrigo disse...

meu primo tem um passat 75 com motor do santana 2.0 turbo pistão forjado e outras coisas mais e é branco perolizado e eu pintei até por baixo já foi gasto no carro aproximadamente 25.000 e o carro ficou lindo

LUCIANO disse...

tenho um passat LS VILLAGE 85 a 5 anos,ele é um carro que chama a atenção onde vai,tem vidro elterico,trava,alarme e porta mala eletrico tudo conjugado no alarme,ainda tem rodas de liga leve e insulfilm.a cor é cinza grafite ele nunca foi batido esta todo original so os bancos e que são da parati G3.esse carro é o carro!!!

João Paulo disse...

Rick diss!!...
JA TIVE 3 PASSAT UM 77 TS UM 81 UM 83 AGORA UM 75 PRA MIM NÃO TEM CARRO IGUAL, ALGUNS QUEREM COMPARA-LO AO CHEVETTE MAS AI FICA PRA QUEM GOSTA COMO EU ....
ADOREI OS COMENTARIOS

Anônimo disse...

Para um anônimo q pensou q sabia tudo, em 76,77 e 78 os passat TAMBÉM tinham a versão de 4 farois, além disso os LSE vinham com 4 farois tbm, além disso o amarelo da foto pode sim ser um LSE, além disso o farol quadrado grande surgiu no modelo 79, e ao cotrário do q foi comentado existiu sim um passat LS com 4 farois de fábrica q se chamava ls 4m, carro na versão 3 portas com lâmpadas dianteiras amarelas e pintura exclusiva, comemorativa dos 4 milhões de VW produzidos no BR, totalizando cerca de 1.300 unidades(1.000 segundo outra fonte).

zezinho disse...

pessoal tenho um passat vermelho74 lindo,estou vendendo por 5.000,vidro elétrico,porta malas elétrico,motor original 1.5,cambio alemao,escapamento4em1,rodas aro 15 e porta no controle remoto.R$5.000 QUEM SE INTERESSAR LIGUE NO MEU CELULAR 1184181139,tem que trocar o painel de controle.

Anônimo disse...

Olá, Possuo um Passat village 1.8 branco 2 portas, e adoro meu carro, coloquei bancoas de couro nele e troquei o volante por um do Polo. Coloquei também rodas aro 15. Adoro meu carro, ele é simplesmente é muito bom, boa performance, boa etsabilidade.

warley disse...

olá ,sou warley de betim mg,tenho um passat L ano 75 amo esse carro embora tenha modificado bastante na parte mecanica

GILLIANDRO disse...

eu tenho um passat alemão 2,4 turbo 2001 , vendo , torro por r$ 25,000.00 , interessados entrar em contato . pistão forjado , rll 19' , e demais brinquedinhos embaixo do capô . 41 3013-7872

Anônimo disse...

ola pessoal tambem sou um apaixonado por PASSAT (em especial do ano de 1979) alguem pode me dizer quantos cavalos tem esse modelo,e qual a velocidade maxima dele com a mecanica toda original.(mandar respostas para o email fukkinha@hotmail.com)
obrigado...

Anônimo disse...

ola eu tambem tenho um passat eu gosto muinto e não vendo por nada ele é 1980 ls estou querendo adaptar a trazeira de um quatro porta quem souber ou tiver uma aviza por favor que esteja em bom estado mais tem que ser completo da coluna da porta dianteira com as quatro portas é so responder pelo imeil cearacapoeirasp2009@hotmail.com mais tem que esta em bom estado

Ruy disse...

FAZ UMA SEMANA QUE ADQUIRI UM PASSAT GTS POINTER VERMELHO ROYAL 1986 COM AR CONDICIONADO.
ESTOU MUITO SATISFEITO.
DESTACO A QUALIDADE DE ACABAMENTO E A SUA DIRIGIBILIDADE.
É UM ESPORTIVO COM CONFORTO DE CARRO "FAMILIAR".
A MINHA OPINIÃO É QUE FOI O MELHOR MODELO LANÇADO PELA VW NAS DÉCADAS DE 70 E 80.
DESTACO QUE O MONZA SOMENTE FOI 3X CAMPEÃO, APÓS O PASSAT TER SAÍDO DE LINHA.
RUY DE MORAES

alexandre disse...

ALEXANDRE HENRIQUE DE ZUTTER
CAMPO LARGO PARANA
EU TENHO UM PASSAT ANO 76 BEGE,ELE É MINHA PAIXAO ETERNA SOU APAIXONADO POR PASSAT DO MODELO DO FAROL REDONDO,O MEU PASSAT EU ESTOU FAZENDO INTEIRO,NAO VEJO A HORA DE TER ELE COMIGO, DO MEU JEITO, T AMO PASSAT...

giovani disse...

passat um carrão!

Cassio disse...

Ola galera embora nao tenha ainda 18 anos ja tenho um passat GTS 1.8 86 me esperando queria q alguem me informasse sobre a potencia correta em cvs e velocidade q pode alcançar com motor origina!!!! vlw

guilherme disse...

Tenho um Passat Ts 1980, 97% de originalidade, cor verde turmalina, carro lindo demais,inclusive estou vendendo para peguar um Ts farol redondo! o preço é 6.600, carro inteiro, 43345km originais rodados, carro ficou mais de 15 anos parado!

Igor disse...

Parabéns pela matéria! Tenho um LSE Iraquiano ano 1986 e estou deslumbrado com o carro, é realmente um espetáculo para andar, o ar condicionado gela muito.
Parabéns mesmo por mostrar ao mundo a história deste grande carro!!
abraços Igor Ardais Itaqui - RS

julio cesar disse...

OI, EU POSSUI UM IRAQUIANO 86 TD EQUIPADO,MOTOR 1.8 A ALCOOL, VERMELHO MAÇÃ IMPECÁVEL CARRO, EU TIVE DE VENDE-LO, HOJE EU TENHO DÓ, O CARA QUE O COMPROU É UM IDIOTA, ACABOU C/ ELE, TÁ SÓ O BAGAÇO. JÁ VIAJEI NELE 2 VEZES DAQUI DE BRASÍLIA P/ O RIO E ELE Ñ ME DEU NENHUM TRABALHO, NEM MESMO DE DIRIGIR, POIS ISSO SEMPRE FOI UM PRAZER, SE TRATANDO DE SER UM PASSAT IRAQUIANO 1986 4 PTS. ATÉ O ESTOFAMENTO ERA ORIGINAL DA CÔR DO CARRO, TD FUNCIONAVA, DE 6 EM 6 MESES EU O LEVAVA P/ FAZER REVISÃO, AFINAL, ELE MERECIA. O QUE JÁ ME OFERECERAM POR ELE NA ÉPOCA VCS Ñ ACREDITARIAM. PENA Q O VENDI POR DÍVIDA. MAS, BREVE EU COMPRO OUTRO, E TEM Q SER PASSAT IRAQUIANO, QUEM TIVÉR 1 POR FAVOR, NUNCA O VENDA, SÓ EM ULTIMISSIMO CASO. UM ÓTIMO PASSAT P/ TDS. J.C.SNAKE BRASÍLIA D.F

Amauri disse...

TENHO UM PASSAT SURF 1980 BRANCO, TEM 13 ANOS QUE ESTÁ COMIGO, É UM ÒTIMO CARRO, NUNCA ME DEU AMOLAÇÃO, O EIS DONO DELE OUTRO DIA ME PAROU NA RUA E PEDIU PARA VER O CARRO, QUE ESTÁ DO MESMO JEITO DE QUANDO MI VENDEU. SE EU NÃO FOR VENDER, QUERO LEVAR PARA FAZER UM TESTE DE ORIGINALIDADE E COLOCAR PLACA PRETA.
QUERO TROCAR NUM SANTANA 1997. SE ALGUEM TIVER UM SE QUISER TROCAR, ME ENVIA UM E-MAIL.

polaco disse...

ola td bm entao eu tenho uma passat gts 1.8
gostaria de saber se caro colocar ar-condicionado no carro? oq eu tenho q fazer? obrigado o meu e-mail ral_ralphe@hotmail.com flw

Bruno disse...

Tenho um passat surf 1979 e gosto dele pra caramba. Tem um otimo desempenho, e o seu motor AP 1600 e o melhor de tudo. Eu restaurei ele todo, funilaria, pintura, tapeçaria, mecanica, entre outros e não me arrependo de cada centavo gasto com ele...

"A" disse...

boa tarde
tenho um PASSAT GTS POINTER COM MOTOR 2.0 DE SANTANA ALCOOL E CAIXA DE 2.0 O BICHAO VOA
BAIXO
PASSAT E UNICO
ABRAÇOS

Reis - Servo de Deus disse...

Simplesmente lindo ver os modelos do Passat, tenho um 1982 e não me arrependo nenhum um pouco, pelo contrário só a elogiar pela sua robustez e conforto comparado com os carros mais novos, não deixa nada a desejar. Abraços desse apaixonado por Passat.

Campos disse...

Tive um Passat 1983 GTS muito novo. Excelente carro!!! Muito conforto!!!!

daniel guerra disse...

ola tudo bem adquiri um modelo ts 1981 e estou arrumando aos poucos belissimo brinquedo

grace lisane disse...

passat o mito
o MELHOR CARRO JA FEITO
sabe neh passat é passat

i S2 passat

thiaile disse...

Acabei de comprar um Passat GTS Pointer 87 com ar condicionado, vidro e trava elétrica de fábrica na cor vermelho royal, um dos mais difíceis de nessa configuração. Além de tudo tem manual, chave reserva e o estepe pneu P600 seminovo. Pra mim o melhor carro da década de 80.

PATRICIO disse...

Tenho um 74 branco todo restaurado tenho um vídeo no youtube com a foto dele o nome do vídeo é
2 Encontro de autos antigos em Itapira SP

matheus disse...

tenho apenas 17 anos tenho um passat gts pointer 1988 não vendo nem troco nada me faz vender ou me desfazer dele aprendi a dirigir nele pois era do meu pai ao esse carro agora vai passar por uma reforma total pretendo deixar ele todo original o mais dificil de encontrar na minha cidade é peças pra ele mais vou conseguir restauralo
Matheus Lima Fortaleza-CE

tarcisio disse...

E ai beleza!!! passat sem sombra de dúvida foi um super carro, eu tive dois um 79 ls e um 82 tô pensando em comprar outro....

pimpongo sagas disse...

Adorei,lêr estes comentàrios sobre o "passat" é re-almnte um carrão.Já tive alguns carros só de carte-ira eu tenho 50 anos.Leve,ótima dirigibilidade uma estabilidade comparada a um "kart". O meu é 1982 AP 2.0 câmbio de 5 marchas no etanol é o bicho.Aquí nas ruas do rio,pode vir até o "SHUME".Eu só não consigo entender alguém que queira vender um carro bom.Eudesconfio logo.Meu lema é:borracha neles!!!!

Tonikilla disse...

saudações passateiros,
gostaria q alguem me indicasse um bom funileiro/pintor para restauração do meu passat ts 81 cinza himalaia, em SP capital! alguma sugestão¿ e a vcs que ja passaram por todo esse processo de restauração do xodo brasileiro, qnt em R$, em média, se gasta numa odisséia dessas..um salve a todos!!! obrigado

Ricardo Mallio Mansur disse...

Tive todos os tipos de Passat, fora os de série comemorativas. O primeiro a ser produzido no Brasil foi em 1974 e o último em 1988. Alguns Passat foram lacrados em 1989 por "encalharem" pelo seu descontinuamento. O TS 1976 com carburador Solex duplo alemão com relação de marchas mais longa, impressionava pelo seu desempenho chegando a andar mais que o TS 1980 com relação curta! Meu último foi o GTS Pointer 1987. Obs: Alguém perguntou sobre o GTI mas, essa denominação só se aplicava ao Gol!

Jefferson Peixoto disse...

Tenho um gts 87 me amarro na versão porém tive que fazer algumas alterações que só fizeram acrescentar na qualidade do mesmo excelente carro..

Alberto Saylor disse...

Olá, pessoal! Estou curtindo o meu Flash. Que potência! Que estabilidade!
O meu está muito bem conservado, precisando de uns retoques, é claro!
Um abraço a todos e parabéns aos donos do carinhosamente chamado, Passatinho!

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