quinta-feira, 30 de abril de 2009

10 Dicas para diminuir o consumo de combustível e economizar dinheiro

Muitas pessoas se perguntam como poderiam fazer para diminuir o consumo de combustível de seus veículos. A maioria imagina que apenas comprando um veículo com motor 1.0 irá resolver todos os seus problemas. Na verdade, o consumo de combustível do carro não depende apenas da cilindrada do motor o motorista pode influenciar bastante para a diminuição do consumo de combustível.

A seguir dez dicas de como diminuir o consumo de combustível do seu automóvel.

1. Procure abastecer o seu carro em postos de combustíveis de confiança e que possam lhe fornecer um combustível de qualidade. Uma dica seria consultar o site da Agência Nacional de Petróleo (http://www.anp.gov.br).

2. Após encontrar um posto de confiança, na medida do possível procure sempre abastecer nesse posto.

3. Procure não acelerar o seu carro em altas rotações, utilize sempre as marchas no seu tempo correto evitando forçar o motor e aumentar o consumo. Para maiores informações a respeito do tempo correto das marchas, consulte o manual do seu veículo.

4. Acelere o seu carro suavemente e progressivamente, não pise fundo no acelerador, principalmente se ligou o motor a pouco tempo.

5. Faça as revisões no seu carro de acordo com o tempo previsto no manual do proprietário.

6. Calibre os pneus do seu automóvel semanalmente de acordo com as informações e valores apresentados no manual do proprietário.

7. Não trafegue com seu carro em ponto morto nas descidas (banguelas). Utilizando esse procedimento o carro irá consumir mais do que se estiver com a marcha engrenada.

8. Evite utilizar o ar-condicionado periodicamente. O uso desse acessório pode aumentar o consumo de combustível em até 25%.

9. Se possível, guie seu veículo com os vidros fechados, dessa forma irá diminuir o atrito do vento com o veículo, consumindo menos combustível.

10. Procure controlar o seu consumo utilizando uma planilha, dessa forma poderá verificar se o desempenho do seu carro está aumentando ou diminuindo.

E você leitor do Saiu de Linha? Tem mais alguma dica de como diminuir o consumo de combustível? Colabore e deixe sua dica nos comentários.

2 comentários:

ωєsłєy disse...

Bom dia a todos, a questão é o seguinte, pezinho fraco!!!! Sem esguelar o acelerador... Tenho um vectra cd 99 2.2 16v, o consumo eh razoávelmente exelente, afinal, um 2.2 não irá consumir como se fosse um 1.0 contudo, se preciso de potencia... E outra, em relação a velocidade meu amigo sai da frente, não é todo mundo que acompanha não viu, valeu, até a próxima...

Nilmar disse...

A melhor média é manter o carro em ordem, manutenção preventiva e não corretiva, e" pézinho " bem leve, com meu chevette 1.6\s ja peguei 173 em 5, lembrando que é carro antigo e carburado, e mesmo assim com hábito de andar devagar e pé leve faço média de 8,5 na cidade.

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget

Leia mais