segunda-feira, 20 de abril de 2009

Volkswagen Apollo

Na década de 1990 a Volkswagen e a Ford se uniram formando uma Joint Venture, que ficou conhecida como Autolatina. A partir dessa união, inédita por sinal, surgiram o Volkswagen Apollo e o Ford Verona, que eram carros bastante semelhantes.

O Volkswagen Apollo era praticamente uma nova versão do bastante semelhante Ford Verona, que era baseado no Ford Escort comercializado na Europa com linhas mais esportivas.

O Apollo foi um carro bastante luxuoso, até mesmo em suas versões mais econômicas. Esse fato foi decisivo para que o Volkswagen Apollo saísse de linha já que isso aumentava o seu valor de mercado e lhe tirava o status de carro popular.

Volkswagen Apollo

Volkswagen Apollo

O Volkswagen Apollo foi produzido entre os anos de 1990 e 1992 quando este Saiu de Linha para a entrada do Volkswagen Logus.

O Apollo era equipado com o motor AP 1.8 de 95 CV carburado (três estágios na versão a álcool e dois estágios na versão a gasolina) produzido pela Volkswagen e possuía um câmbio relativamento mais curto do que o seu primo Ford Verona, isso fazia com que o carro se tornasse mais "esperto". Sua suspensão era mais firme que a do Ford Verona, devido a seus amortecedores.

Estéticamente o Apollo tinha para-choques na cor do carro, lanterna fumê, spoiler na traseira e frisos, volante e outros detalhes com o logotipo "VW".

Vamos destacar suas principais versões:

O Volkswagen Apollo foi produzido nas versões GL, GLS e Vip (uma série limitada). A seguir vamos destacar essas versões.

Volkswagen Apollo GL

O Volkswagen Apollo GL era a versão mais simples do Apollo, não era um carro tão luxuoso quanto às versões GLS e Vip.

Volkswagen Apollo GL 1990

Volkswagen Apollo GL 1990

Propaganda da direção hidráulica do Volkswagen ApolloPropaganda da direção hidráulica do Volkswagen Apollo


Volkswagen Apollo GL 1992
Volkswagen Apollo GL 1992

Volkswagen Apollo GLS

A versão GLS do Apollo foi a versão mais completa do Apollo, perdendo apenas para a versão VIP que foi uma versão limitada. Esse carro possuía itens de luxo e acabamento monocromático (itens de uma mesma cor), ar condicionado, ar quente, desembaçador traseiro, direção hidráulica, alarme, vidros elétricos, travas elétricas, rodas de liga leve e alguns GLS tinham até teto solar.

Volkswagen Apollo GLS 1.8 1992 - FrenteVolkswagen Apollo GLS 1.8 1992 - Frente

Volkswagen Apollo GLS 1.8 1992 - TraseiraVolkswagen Apollo GLS 1.8 1992 - Traseira

Painel de um Volkswagen Apollo GLS 1.8 1992Painel de um Volkswagen Apollo GLS 1.8 1992

Bancada Recaro de um Volkswagen Apollo GLS 1.8 1992Bancada Recaro de um Volkswagen Apollo GLS 1.8 1992

Volkswagen Apollo Vip

A versão do Vip do Volkswagen Apollo foi uma série limitada e era ainda mais luxuosa que a versão GLS.

Volkswagen Apollo Vip 1991Volkswagen Apollo Vip 1991

Volkswagen Apollo Vip 1991Volkswagen Apollo Vip 1991

Curiosidades

- O Apollo foi produzido nas cores branco, vermelho, vinho, preto, bege (dourado) e prata.

- Existem alguns Apollos com motor 2.0, no entanto são carros adaptados.

- O Volkswagen Apollo não é um clone do Ford Verona, eles possuem algumas diferenças, sendo a principal o motor AP utilizado pelo Apollo e o CHT 1.6 utilizado pelo Verona.

- Existem muitos Apollos com teto solar, não é tão difícil encontrar um rodando pelas estradas brasileiras.

Preços

Fizemos uma pesquisa nos valores atuais de comercialização do Apollo e encontramos carros variando entre R$ 2.000,00 (sucata, necessitando de muitos reparos) a R$ 12.000,00 um Apollo GLS 1991 em um ótimo estado de conservação.

Você que tem um Apollo ou é um admirador deste carro, deixe seu comentário e fale sobre sua experiência com este incrível carro que Saiu de Linha prematuramente, mas deixou saudades.

55 comentários:

Anônimo disse...

Sencillamente, hermoso vehículo !!!

Anônimo disse...

SENSACIONAL Automóvel

Anônimo disse...

Tenho um apollo vip pra mim ta sendo o melhor carro q eu ja tive ate hoje nao troco ele por nenhum outro carro
carro muito rapido e valente em arrancadas
180kh brincando ....
pra mim nota 10
abraços

Anônimo disse...

Apenas a título de esclarecimento:

1. O Verona também foi fabricado com o motor 1.8

2. A versão VIP era, na verdade, intermediária entre a GL e GLS

3. A foto do Apollo vinho acima é de um Apollo GL - todos os Apollo GLS tinham parachoques na cor do carro.

4. Também existiam Apollo na cor azul claro metálico.

Obrigado.

Anônimo disse...

tenho um apollo 92 que achei o maximo ele é completo e peças mesmo ja tendo saido de linha se encontra muito facil amei

Anônimo disse...

Caros adimiradores do Apollo...confesso que foi e é o melhor carro que ja tive ou melhor que tenho...um puta motor e conforto...e infelizmente de coraçao partido estou PRECISANDO
vender....se alguem estiver enteressado por favor deixo aqui o meu contato.....itamagrao@hotmail.com

ghhfcfjjhy disse...

tenho um tb desde zero na familia o motor foi feito um 2.0 ta firme e forte 18 anos alem de estarem estado de zero e o xodo da familia isso que tenho um vectra cd 2.2 16v 2000 e adoro ele como falo nao vendo nao troco muito menos empresto

rodrigo.ivan_hz disse...

tenho um APOLLO ano 91modelo92 ta impecavel e to vendendo valor 9,500 com aro 14 impecavel muito bom de andar. fone pra contato 55-96225865

Anônimo disse...

tenho um apollo 91 gls com teto solar a cor dele é cinza quase preta...realmente ele é um carro muito confortavel ..peças nunk tive problema e muita dificil ele da problema..nao troco por nada

Anônimo disse...

com certeza um dos melhores carros, da "W" adoro o meu 91 GLS.

Daniel - SP disse...

Tenho a felicidade de ter um Apollo 1990 GLS! Fiz reformas no meu e não o vendo por nada deste mundo. O meu apollo é dourado e esta com mais de 98% de itens originais! Vou tentar chapa preta pro bichão.
Motor Ap 800 simplesmente animal... Cambio preciso, rapido com boa relação torque x desempenho. Usei um Celta 1.0 Zerinho por algum tempo.... Tempo suficiente para ver que não da pra ficar sem meu Apollo, que é um carrão de verdade!
Recomendo para quem quer se aventurar em colecionar um carro que vai durar pra sempre.

Anônimo disse...

Tenho esse carro desde os 08 anos de idade...do meu pai passou pra minha irmã do meio, da minha irma do meio passou pra mais velha e agora está comigo. Realmente é um carro maravilhoso, apesar de ser um carro 91 é muito confortavel, gostoso de dirigir e quase não tenho problemas de mecanica com ele, raríssimo.... Minha família pretende vender...eu pretendo comprá-lo para equipá-lo e usar, quero preservá-lo sempre, paar que fique dentro da família....

adilson disse...

carro muito bom .acompanha qualquer carro novo em seu conforto ;; muito bom mesmo;;;;;;;

Anônimo disse...

eu queria comprar um em um preço bom e de preferencia gls. meu email : locadoravirtual.net@hotmail.com

Anônimo disse...

eu tb tenho um a cor é cinza
coloqei insul film espelhado rodas aro 15 diamantada nao esta rebaixado

e sem comentarios anda bem pra dedeu acompanha os carros novos e os apolos ainda da farol alto na pista pra passar

Anônimo disse...

ola pessoal tenho um apollo 92 gls azul roda 15 com som alarme completo preciso vender.(o carro ta inteiro muito bom mesmo só vou me desfazer por precisar de grana mesmo peço R$10.000.00 QUALQUER COISA TA AQUI MEU CONTATO adrianoprzyczynski@hotmail.com SAO LUIZ GONZAGA RS.

wellingtoncomasa disse...

nao tenho nem palavras, o apollo quanto o verona forma dois carros de luxo que deixaram saudades, mas prefiro o apollo com o motor AP bem mais resitente que o CHT do verona, no entanto eu tenho um apollo 92 1.8 e meu pai um verona 1.6 cht 89.
abraços
wellington

Anônimo disse...

Tenho um apollo GL 92 unico dono, o carro é muito bom mas o meu constantemente dá problemas no cambio. O problema desse carro é o cambio que é ruim. Se alguem puder me ajudar a resolver esse problema envie email para: scarvalho2008@hotmail.com

Anônimo disse...

tenho um fas 5 anos e muito bom não vendo por nada dece mundo e o melhor caro que ja tive

Anônimo disse...

jorge martins eu tenho um fas 5 anos não ten carro igual e muito bom não troco por nem um carro novo eu viajo com ele so pasa por min quem eu quero encara qualquer um e e muito economico o carro e bom mesmo

alexandre disse...

Eu tenho um Apolo, o meu já gastei muito, porque já peguei de terceiros. Mais é um
carro muito bom mesmo. O meu é GL 90.
Eu estou a procura de um parachoque dianteiro e trazeiro, em um preço bom, pode ser usado, estando em bom estado. vou deixar o meu endereço de e-mail, quem poder me ajudar ficarei grato. Envie e-mail para: olopa13@hotmail.com. Alexandre.

RICARDO disse...

Realmente eu tebho um apollo 91,e é um carro show de bola,não perde pra nenhum carro de hoje em dia,pena que saiu tão cedo de comércio,mais se lançasse hoje com certeza fazeria mais sucesso ainda.....

Ed disse...

Pontos positivos:
1-Motor AP 1.8 Forte alcança 180 km fácil
2-Bom de saída
3-Custo beneficio excelente para quem quer um carro de luxo (no caso do GLS) por um preço baixo
4-Quando bem regulado não dá mecânica fácil
5-Muito confortável e silencioso
Pontos negativos
1-Rodas com furação Ford 108X4 o que dificulta a procura por boas rodas
2-Lorgarina frágil
3-Suspensão problemática
4-Não para alinhado tendo que refazer o alinhamento de seis em seis meses
5- Peças de reposição como Moldura do painel, algumas borrachas de vedação, e acabamento são raras no mercado fazendo com que o dono recorra a desmanches muitas vezes sem sorte
6-Quando começa a dar infiltração por conta da chuva é muito difícil corrigir principalmente o porta malas e o teto solar
Sua produção foi até 1992 se tivesse ido até pelo menos 1994 ou 1996 vários dos problemas acima teriam sido corrigidos
Tenho um Apollo GLS a 2 anos mesmo com esses problemas citados acima não me arrependo de ter adiquirido um

thierrys disse...

TENHO UM FAZ 4 ANOS NAO ME ARRENPENDI ATE HOJE DE TER ELE MODIFIQUEI O MOTOR 2.2 ASPIRO FIKOU UM VENENO É UM BOM CARRO E NAO VO TROCA OU VENDELO NUNCA .

thierrys disse...

tenho um gls 2.2 aspiro nao vendo nem troco por nada desse mundo eu adorru esse carro dexa kuaker um para traz .

carlosPomps disse...

também tenho um a pouco tempo, tava querendo dar uma tunada nele, mais ainda não achei nenhum pra dar uma olhada.. alguem ai tem fotos ou sites!?!?
até agora to curtindo o carro, anda d+, muito confortavél!

paulofelixp disse...

Acabei de adquirir um Apollo GL 1.8 gasolina, estou muito sastisfeito, comprei o meu por R$5000,00 o carro é novissimo . . . vou ter que trocar o reparo da alavanca . . .fora isso não tenho o que reclamar . . .

pqdbrabao disse...

comprei um apollo vip,estou a procura do borracahao do lado do motorista todo se alguem tiver me mande um mail
williamfgc2009@hotmail.com
meu borrachao é todo cinza

Mario disse...

Ja tive um apollo...carro muito firmeza! carro de malandro! o carro apavora qualquer lugar q for...cinza chumbo, insufilm g5 de ponta a ponta e escape barulhento! mto de ladrao!! kkkk
mas infelizmente deu PT...fico na memoria...dexo saudades..

MARCUS disse...

gostaria de ouvir a música da propaganda de lançamento do wv apollo.Quem souber poste aqui,no youtube ou em qualquer lugar.

renan disse...

leandro disse.
tive um apollo gl 90 e me arrependi de ter vendido, é um carro muito bom, confortável, estável, robusto e tem um desing esportivo.
sua mecânica é barata. ém ótimo carro para quem
é um pouco pobre e que gosta de ter um carro bonito e bom.

nileclau disse...

claudio de curitiba pr tenho um apollo gl a tres anos é um muito bom de mecanica comfortavel e rapido naõ pretendo vender taõ cedo e minha paixaõ

nileclau disse...

claudio de curitiba pr tenho um vw apollo 1990 gl naõ doque reclamar pois o carro é muito bom no comforto na mecanica é um carro muito rapido naõ pretendo vender é o xodo da familha

coman-Eu tenho promessas disse...

wesley ; tenho um tambem troquei um siena ano 99 num apolo 90, ele ta inteirinho, pelo conforto do siena estile ,muitos carros de alta tecnologia deixa muito à desejar ;este carro tem muita estabilidade nao tenho o que reclamar ;sim o que a gente tem que ter é sorte mesmo pra encontrar peças pro bicão mas olhaee quem tem não larga....
só falta agora é todo mundo entrar pro CLUBE

Bandit disse...

Tenho um Apollo GL 1.8 1991 e gostaria de saber sobre os acessõrios, como ar condicionado, vidros elétricos, etc. Refiro-me aos componentes originais, pois sei que posso adquirir peças no paralelo, mas a dor de cabeça virá de brinde. Se há condições de colocar, por exemplo, o ar cond. original será bom, se for do paralelo, prefiro ficar sem...

adilson disse...

tenho um 91 com teto, bancos recaro,cinza,rodas de liga 14", show....mas preciso vende, 6.000..ac.proposta 4796520181

Bruno Henrique disse...

Acabei de comprar meu Apollão, na cor prata, um GL gasolina 92. Pretendo deixar minha criança zero, e por isso me interessa tambem o assunto do BANDIT acima...

Paulinho disse...

Uma correção: o motor do vw Apollo 1.8 a álcool de 95 cavalos de potência foi a partir de 1992, com a introdução do catalisador e o motor a gasolina tinha 86 cavalos.
Nos modelos fabricados em 1990 e 1991 o motor a gasolina tinha 93 cavalos e o à álcool tinha 99 cavalos de potência (na verdade era 105 cv mas a VW declarou 99 para não pagar imposto de veículos acima dos 100 cavalos de potência).
Abraço.

cauã disse...

Olá, gostei dos comentários, comprei um 91 prata a gasolina na semana passada, também estou interessado em dar uma "tunada" pelo menos por fora, está muito inteiro mas quero dar uma "mudada" nos parachoques e é só! Anda prá caramba! Gostei mesmo!
Carlos de Brasília

Pombal que conhecemos disse...

Acho que sou o mais novo proprietário de um Apollo, comprei meu primeiro carro a 4 dias e assim que vi o apollo me engracei por ele mas pena que o meu está precisando de algumas peças, o parachoque vinho, e o painel. se alguem tiver tais peças para vender favor entrar em contato
jrtelmo@yahoo.com.br

Paulo Leffa disse...

Tenho um GLS 91 azul inteiraço de tudo. Pequenos detalhes de acabamentos internos fazem com que eu me divirta nos finais de semana fazendo algumas manutenções.
Nunca me imaginei um dia dono de um Apollo. Mas me separei e fiquei quase sem dinheiro. Precisava de um carro e andava atrás de um Kadett GLS entre 97 e 98, que é um carro potente, completo e barato, mas mesmo assim na faixa dos 12 mil.
Um dia, por acaso, me deparei com o Apollo GLS azul,muito inteiro, tão inteiro que era lindo, à venda. Nem pensei em perguntar o preço pq vcs sabem como é com estes carros antigos inteirões; os caras castigam no preço. Mas meu irmão perguntou e veio a grata surpresa: muito menos que eu imaginava e dentro do que eu podia gastar.
Resultado: comprei o carro e não me arrependo.

APAIXONADO POR OMEGA disse...

apollo esse carro conquistou grandes vitrines; a vw retirou de linha porque carro q. nao quebra nao tem vantagem para as montadoras ; agora ficam lançando esse milzinho ;q. na verdade parece motor de enceradeira e ainda tem coragem de dizer q, e carro popular com preços absurdos ; pior os tongo prefere comprar essas tranca carissima; mas nao tem coragem de andar de 1.8 ap q. e mais barato ; mais e assim mesmo tonto raleia mais nao acaba!

surfadventures disse...

eu tenho um apollo 91/92 uma super maquina, não anda não, VOUA, estou vendendo ele, interessados aki meu email. geferson_surf@hotmail.com

diziosan disse...

Eu tenho um apollo ano 92 motor AP 1.8 na cor vinho impecável, direção hidráulica, ar condicionado, muito confortável, conservadíssimo.e por ser um carro de ano 92 fica super barato manter as dipesas de documentaçoes etc...e não deixa a desejar em confort, desempenho, estabilidade, etc... em relação á muitos carro zero aí, não pretendo dasfazer do meu por tão cedo.

na balada disse...

realmente é um carro bastante confortavel,bom motor
alem de ter um bom porta-mala

Aline disse...

Havia também Apollo na cor cinza grafite. Como era lindo!

google disse...

tenho um apollo GL ano 1991 bege motor AP 1.8 a alcool já faz 11 anos e não consigo vender ou trocar por outro. Tenho dó e medo de passar pra frente porque é um carro absurdamente ótimo e vejo isso quando estou na estrada. O bichão anda muito, praticamente igual aos carrões novos. Ammmmoo o meu Apollo!!!!!!!!!!!!!!!

google disse...

tenho um apollo GL ano 1991 bege motor AP 1.8 a alcool já faz 11 anos e não consigo vender ou trocar por outro. Tenho dó e medo de passar pra frente porque é um carro absurdamente ótimo e vejo isso quando estou na estrada. O bichão anda muito, praticamente igual aos carrões novos. Ammmmoo o meu Apollo!!!!!!!!!!!!!!!

Anderson contabilidade disse...

Tenho um apollo cinza grafite,lindo impecável,roda de liga leve ano 91,é meu primeiro carro aos 27 anos,e posso dizer que o desempenho e o conforto é tão bom quanto à um carro novo, super bem cuidado,passo pela rua não tem um que não dê uma namorada do auto.

chou disse...

preciso do chicote elétrico para meu apollo 92 1.8 gasolina, gls.
Alguem sae onde posso encontrar? Estou no Rio de Janeiro.
meu email: dorivalruiz@hotmail.com

mareu disse...

estou comprando um apollo acho muito lindo esse carro ten um andando aqui na minha cidade que eu acho lindo vou deichar o meu igual quando ele estiver pronto vou colocar ele para vcs veren um abrasso quen quizer me dar um palite meu ende. e mareusantos@hotmail.com venancio aires rs

Lima disse...

Ola, tenho um apollo 90 gl e assim como a maioria dos comentários eu também estou muito feliz com meu carro, apenas estou encontrando dificuldades em encontrar a moldura do painel, caso alguem saiba onde posso encontrar por favor me avisem.

Oseas Rodrigues disse...

preciso da capa do painel de controle!
alguem sabe onde encontro?

EMERSON disse...

Tenho um Apollo Vip 1991 1.8 branco, é um excelente carro, esta perfeito, com bancos Recaro , rodas originais e td + ...
Pena não ter (teto solar, nem ar condicionado). Alguém sabe se esse modelo não saiu de fábrica com os dois itens acima?

vetelangel.blogspot.com disse...

Eu preciso de um volante de apollo, nem que seja usado...alguem conhece alguem q tem ?

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget

Leia mais

Assista alguns vídeos e comerciais de carros antigos

Loading...